v. 2 n. 1 (2023): Formas, representações e modelos de classe

					Visualizar v. 2 n. 1 (2023): Formas, representações e modelos de classe

Os LMS no ambiente educacional tornaram-se ferramentas de acesso limitado para a prática docente, apesar de representarem um avanço do pedagógico. A aplicação de diversas metodologias em sala de aula tornou-se invisível devido à carga de trabalho que os professores enfrentam, gerando uma ausência de inovações pedagógicas e metodológicas dentro de um programa regular (mesmo com ou sem o uso de TIC). Essas práticas "individuais" são aquelas que buscam deixar de lado a educação tradicional para modificar o imaginário de que o aluno é uma "caixa vazia" que precisa ser preenchida ou alimentada com os conhecimentos transmitidos pelo professor — que é quem possui a verdade absoluta — e enfoca a possibilidade de criar e energizar os processos de sala de aula.

O número apresentado inclui essas experiências, geralmente incorporadas a relatórios acadêmicos e arquivadas como parte do cumprimento do rigor acadêmico, desvinculadas dos critérios de compartilhamento de conteúdos que fortalecem os processos educativos.

São apresentados trabalhos que exploram metodologias de sala de aula, práticas de aula, designs de disciplinas (unidades), gamificações, práticas lúdicas, designs instrucionais (para LMS) entre outros que ilustram não apenas os professores, mas também a comunidade em geral para entender o trabalho e a dinamização necessária para o desenvolvimento de uma classe regular.

 

Zoila Palacios Cedeño Mgtr.
Coordinadora del número
C.E.I Augusta Ugalde, Portoviejo (Manabí) - Ministerio de Educación de Ecuador.

Publicado: 2023-06-18

Metodologías y prácticas de innovación desde y para la educación