Controle de coincidências, conduta acadêmica e uso de IA

Processo para identificar e lidar com suspeita de má conduta na investigação

Os trabalhos enviados à YUYAY serão submetidos ao sistema de controle de coincidência e plágio TURNITIN Similarity (2024-2025), para identificar e evitar a publicação de documentos em que tenha havido conduta imprópria na investigação, incluindo plágio, manipulação de citações, falsificação/fabricação de dados, entre outros.

Como parte do processo de revisão dupla, o Comitê Editorial (primeiro revisor) procederá à avaliação, verificação e envio do arquivo original (sem metadados) aos sistemas acima mencionados. Verificar-se-á que todas as citações são colocadas corretamente e os parágrafos literais têm suas aspas correspondentes, recuo e citação. Será emitido um relatório de esclarecimentos e correções que os autores devem fazer antes de enviar aos pares cegos.

Em documentos sem problemas de coincidência ou plágio, procederemos à busca e atribuição de avaliadores para fazer as opiniões correspondentes, desde que atendam aos seguintes critérios:

Porcentagem de coincidência (necessidade de parafrasear)

Porcentagem de plágio
(erro de citação e erros éticos)

Tipo de Resolução

%15

%15

Comunicar ao autor para correção

%25

%20

Comunique-se com o autor para modificação imediata

%50

%30

Comunicar ao autor a rejeição na primeira revisão do trabalho

Nos documentos em que a coincidência for superior a 50%, ela será rejeitada imediatamente, uma vez que o código de ética ou as regras de submissão de artigos não seriam respeitados, o que indica a responsabilidade do autor em apresentar um artigo inédito e original, respeitando as regras de citação acadêmica utilizadas pelo YUYAY.

YUYAY rejeita qualquer forma de plágio nos artigos submetidos para sua consideração. Se o plágio for detectado em um artigo já publicado ou se houver suspeitas sobre ele, o comitê editorial avaliará o histórico completo e dará ao autor a possibilidade de alta. Se o plágio for confirmado, o artigo será removido do nosso site e uma retratação será publicada tanto no site quanto nas redes sociais da revista.

Exceção de correspondência

Existem artigos que foram preparados e entregues como parte de um processo de pós-graduação. Estes devem ser enviados para revistas acadêmicas como um complemento ao seu processo de graduação em uma instância não obrigatória. Esses arquivos são enviados para repositórios acadêmicos do tipo DSpace de Universidades, Escolas Tecnológicas e Politécnicas para suas políticas de conservação e registo de carreira. Eles geram um intervalo de correspondência maior que %50. No caso de submeter este tipo de trabalhos que não tenham sido submetidos a outra revista, mas que apareçam em repositórios de graduação, devem incluir uma carta de AUTORIZAÇÃO da sua Unidade Académica para apreciação do Conselho Editorial e envio a pares cegos.

Um artigo de graduação é entendido como um trabalho realizado em um período não inferior a 6 meses civis e que foi revisado por um profissional acadêmico especializado em modo tutor e que também passou por uma revisão por um conselho acadêmico (de acordo com as políticas da Escola Universitária, Tecnológica e Politécnica).

Estes trabalhos incluirão (se aceites por pares cegos) uma menção obrigatória em Metadados à Instituição em que foi apresentado como projeto de licenciatura (de acordo com o arquivo) e terão a coautoria obrigatória do seu tutor/a/e.
Se o tutor não desejar fazer parte como coautor, ele / ela deve enviar sua declaração por escrito para o e-mail editorial@jlacolectivo.com

Uso de IA (Inteligência Artificial)

O uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) para a redação de manuscritos deve ser claramente revelado na seção de métodos do artigo. Os autores são responsáveis por garantir a precisão e originalidade do conteúdo gerado por IA e devem citar adequadamente as ferramentas utilizadas. A revista se reserva o direito de verificar o uso de IA e rejeitar artigos que não cumpram com os padrões éticos e de originalidade (view COPE).

Política sobre o Uso de Escrita por IA

  1. Uso Permitido (0-10%):

    • Descrição: Uso mínimo de IA para tarefas como sugestões de sinônimos, correções gramaticais e melhorias estilísticas.
    • Ação: Não é necessário divulgar especificamente, mas é recomendado.
  2. Uso Moderado (11-30%):

    • Descrição: Uso moderado de IA para gerar seções específicas do manuscrito, como a introdução ou o resumo.
    • Ação: Deve ser divulgado na seção de métodos com uma descrição das ferramentas utilizadas e como contribuíram para o trabalho.
  3. Uso Significativo (31-50%):

    • Descrição: Uso significativo de IA para redigir várias seções do manuscrito.
    • Ação: Deve ser claramente divulgado e justificado na seção de métodos. Os autores devem fornecer uma declaração de responsabilidade sobre a precisão e originalidade do conteúdo gerado.
  4. Uso Extensivo (51-70%):

    • Descrição: Uso extensivo de IA que contribui para a maior parte do manuscrito.
    • Ação: Deve ser claramente divulgado e justificado na seção de métodos. Revisão adicional por parte de editores e revisores para garantir a integridade e originalidade do conteúdo.
  5. Uso Completo (>70%):

    • Descrição: Uso completo de IA para redigir o manuscrito.
    • Ação: Não recomendado. Artigos com este nível de uso de IA serão rejeitados para revisão.

Exemplo de Divulgação:

"ChatGPT (OpenAI) / Gemini ou outro [indicar qual] foi usado para gerar 25% [modificar percentual] do conteúdo da introdução e da seção de resultados [interpretação, previsão, edição, etc.] Os autores verificaram a precisão e originalidade de conteúdo gerado por IA."

Este exemplo foi gerado com IA. Essa estrutura ajuda a manter a transparência e a integridade acadêmica, ao mesmo tempo que permite o uso de ferramentas de IA na pesquisa.