Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Os autores incluem em arquivo suplementar informações sobre nome completo, filiação institucional, identificador ORCID, ROR ID, e-mail e resumo biográfico em forma de parágrafo de no máximo 500 caracteres com espaços.
  • Durante a submissão, o detalhe do idioma deve ser considerado, o idioma principal do trabalho deve ser indicado, ele usa um código de idioma, por exemplo: ("en"), ("es"), ("porta"), (" fr") com um código de país opcional ("en_US"), ("es_EC"), ("port_BR"), ("fr_CAN")
  • As Políticas de “Controle de coincidências, conduta académica e utilização de IA” foram revistas e as respetivas declarações ou menções foram feitas “em texto”
  • A DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE DE DADOS está incluída no manuscrito (ver arquivos para download).

Diretrizes para Autores

Todas as contribuições para a revista estão sujeitas ao controle de correspondência. Artigos e ensaios são enviados diretamente aos pares, desde que passem pelo primeiro filtro. No caso de "trabalho criativo e/ou produto" e "análise e discursos multidisciplinares" (os tipos de trabalho incluídos nessa metodologia estão detalhados na  seção Foco e Escopo), os coordenadores dos números analisarão sua relevância e farão sugestões para submissão a pares na base de dados da revista, instituições aliadas ou encaminhados pelo coordenador da edição. Somente nos casos mencionados, o processamento desde a aceitação até a "revisão por pares anônima dupla" poderia ser menor do que o tempo declarado (16 semanas). Nesse processo, examina-se se o documento atende às qualidades científicas necessárias para ser publicado e/ou divulgado, considerando o objeto da edição e os ajustes declarados pelo coordenador.

Processo de revisão por pares 

Guia do autor para carregar arquivos para o OJS

Modelo de artigo

Modelo de Redação (aplica-se a trabalhos submetidos na modalidade de "análise multidisciplinar e discursos" e, "trabalho e/ou produto criativo")

Modelo de biografia (lista de biografias de autores e coautores, documento de submissão obrigatória)

Modelo de Carta de Originalidade (Documento de Submissão Obrigatória)

Artículos

Os trabalhos são submetidos utilizando o Open Journal System (OJS), onde o autor deve fazer o upload das seguintes informações:

  1. a) Manuscrito anonimizado;
    b) Carta de originalidade e direitos autorais e;
    c) Biografia dos autores.

Quando a submissão estiver completa, o recebimento da submissão é imediatamente confirmado pelo endereço de e-mail cadastrado pelo autor.

Os documentos classificados como artigos relatam resultados de pesquisas e estão estruturados sob o modelo IMRyD, que corresponde à sigla formada pelos termos: Introdução, Métodos, Resultados e Discussão.

Manuscritos apresentados em reuniões e congressos não necessariamente se qualificam como artigo científico, pois não estão em conformidade com os objetivos e estruturas exigidos. Por esse motivo, recomenda-se que, caso você não cumpra o recurso IMRyD, utilize as demais seções apresentadas pela revista. Os trabalhos apresentados em "artigos" destacam especialmente a importância do trabalho ter o problema colocado e um plano para atingir o objetivo do estudo. A ausência destes pode invalidar todas as informações e se tornar motivo de rejeição.

Sua extensão deve estar entre 3.000 e 4.500 palavras no texto principal, excluindo título, resumo, resumo, referências, tabelas e figuras. Pode ter no máximo 10 tabelas e/ou figuras. Estudos qualitativos ou mistos podem ter até 5.500 palavras.

Entrevistas

Nesta seção você pode apresentar uma conversa com um teórico ou artista ligado aos temas da revista.

Sua aceitação depende da coordenação numérica e se a entrevista está ou não de acordo com as políticas declaradas.

Esta seção é aberta apenas em números especiais e as entrevistas serão analisadas de acordo com regras e critérios rígidos que garantam a relevância das entrevistas.

As entrevistas que forem publicadas deverão ser acompanhadas da Justificativa e Metodologia (qualitativa) para sua realização. Isso é enviado em um documento separado para revisão por partes externas especializadas.

A extensão é decidida pela coordenação numérica e é declarada publicamente caso a chamada seja aberta.

 

Misceláneas

Nesta seção você pode apresentar uma breve revisão bibliográfica do trabalho de teóricos ou artistas ligados aos temas da revista.

Sua aceitação depende da coordenação numérica e se a entrevista está ou não de acordo com as políticas declaradas.

Esta seção é aberta apenas em números especiais e as entrevistas serão analisadas de acordo com regras e critérios rígidos que garantam a relevância das entrevistas.

Os Trabalhos Diversos que forem publicados deverão estar acompanhados da Justificativa e Metodologia (quantitativa e qualitativa dependendo do tipo) para o desenvolvimento do trabalho escrito. Este é enviado em um documento separado para revisão por externos especializados que são previamente instruídos pelas particularidades do número que pode ser desenvolvido.

O número publicado pela Miscellaneas será dedicado exclusivamente à publicação de Miscellaneous como um número especial. A revisão dos conteúdos pode revelar outras metodologias de trabalho teórico-experimentais alheias aos padrões hegemônicos da pesquisa científica

 

Ensaio

A rede de pesquisa ELSEVIER define que um ensaio científico "é uma escrita relativamente breve, dedicada a um tema específico que implica seu aprofundamento, discernimento e síntese, onde o autor expressa sua ideia ou ponto de vista, a partir de uma informação objetiva coletada e previamente apresentada".

Em suma, um artigo do tipo ensaio é um escrito em que o autor  apresenta suas ideias de forma organizada, ou uma composição em que o autor expõe sua interpretação pessoal sobre um determinado tópico.

Esclarecimentos: TEM LIBERDADE TEMÁTICA; Um julgamento pode lidar com qualquer aspecto; No nosso caso, qualquer tópico científico. O conteúdo, portanto, pode ser muito variado, mas sempre destacando sua originalidade. Ou seja, pode ser um tema já tratado por outros autores, mas de conteúdo próprio, inédito.

Recomenda-se (como regra geral) um mínimo de 2.500 palavras e um máximo de 25 páginas (não incluindo a bibliografia). A bibliografia mínima para as 2.500 palavras é de 15 referências [máximo 1 autorreferência] (na medida da disponibilidade com seu respectivo DOI). Se este mínimo for ampliado, o número de referências aumenta no mesmo grau de proporcionalidade [na mesma proporção de autorreferências].

Para isso, recomenda-se seguir a seguinte estrutura determinada e publicada pela ELSEVIER como referência do modelo de pesquisa de divulgação:

  • Título: é o título do texto; tem que ser marcante, e ao mesmo tempo indicativo, para indicar quais aspectos/tópico serão tratados na redação.
  • Abordagem/tese: pode ter várias formas, dependendo do objetivo do ensaio: se procuramos testar uma nova hipótese ou refutar uma existente; se simplesmente queremos comentar ou explicar um problema existente; ou se queremos propor uma nova conjectura. É obrigatório usar, caso contrário, a superestrutura de teste seria danificada.
  • Desenvolvimento da ideia / Ideia Ensaiada: seu objetivo é dar as explicações relevantes, para o cumprimento da tese; para isso, são utilizados extensos parágrafos argumentativos (cada um afeta uma ideia dentro do ensaio),  parágrafos de transição  (entre parágrafos argumentativos) que servem como conexão ou recapitulação de ideias,  conectores linguísticos e  exemplos/referências concretas.  Bibliográfico.
  • Conclusão: com ela definimos  o ensaio dedutivo (se o usarmos para destacar a tese, que já foi exposta e argumentada anteriormente),  e o ensaio indutivo (se o utilizarmos para, como resultado da  tese ou abordagem inicial, e posterior argumentação, afirmar uma nova tese que  sirva de culminação do que temos vindo a explicar).
  • Informações bibliográficas: todas as referenciadas no documento, sempre seguindo os critérios para sua correta redação (APA 7).

Trabalho criativo e/ou produto

O objetivo deste exercício é fornecer essa plataforma para a apresentação de outras metodologias das artes que não necessariamente se enquadram no modelo de artigos ou ensaios atrelados ao rigor da produção acadêmico-científica. Reconhecemos o valor do conteúdo criativo-cultural e que este, na maioria de suas manifestações, analisa reformas educacionais, práticas de pesquisa, gestão, produção e criação a partir de, para e através das artes, com propostas de reflexões (ensaio experimental ou em primeira pessoa), resultados de processos (tipo de artigo, mas com ênfase no trabalho de campo),  narração de experiências pedagógicas (maquetes, registros, arquivos, portfólios, curadorias), obras de criação artística com seus respectivos enunciados de trabalho (ilustração, pintura, propostas para novas mídias, etc.). Todas essas alternativas como opções a serem incluídas como abordagens teórico-práticas, de pesquisa e de criação de ensino nos diferentes níveis educacionais (formal e não formal).

Como regra geral, recomenda-se a inclusão de um resumo e o detalhamento do tipo de trabalho. Se é original ou se foi divulgado em espaços físicos (obras teatrais, pictóricas ou escultóricas). A submissão de bibliografia não é obrigatória, mas é recomendada para a avaliação de artistas especializados. Para esta seção, contamos com revisores nacionais e internacionais especializados.

Análise e discursos multidisciplinares

A seção "Análise e Discursos Multidisciplinares" é uma alternativa baseada na inovação para a apresentação de material acadêmico altamente rigoroso que não iguala a complexidade do artigo científico (devido à sua extensão), mas que reconhece outras formas de pesquisa-escrita a partir de uma perspectiva multidisciplinar.

Seu principal objetivo é fomentar a colaboração interdisciplinar e a integração de diferentes abordagens científicas para abordar problemas complexos e promover uma compreensão abrangente dos fenômenos estudados.

Esta seção receberá contribuições envolvendo a combinação de teorias, métodos e abordagens de múltiplas disciplinas. Buscamos artigos que apresentem pesquisas que não apenas destaquem a diversidade de perspectivas, mas também integrem ativamente essas abordagens para gerar uma análise enriquecida e contextualizada.

Serão aceitos os seguintes tipos de contribuições:

  • Artigos de Pesquisa Multidisciplinares.
  • Revisões sistemáticas que integram resultados de diversas disciplinas.
  • Ensaios teóricos que abordam temas a partir de uma perspectiva multidisciplinar.

Requisitos para Submissão

Os autores devem fornecer uma justificativa clara para a escolha de uma abordagem multidisciplinar, descrevendo como a combinação de disciplinas contribui para o aprofundamento e amplitude da pesquisa. Os manuscritos devem incluir uma seção explícita destacando a integração de abordagens e como isso enriquece a compreensão do problema abordado.

Colaboração Interdisciplinar:

A colaboração entre autores de diferentes disciplinas é incentivada. Estudos colaborativos envolvendo especialistas de diversas áreas serão considerados positivamente durante o processo de revisão.

Nota Final:

Esta seção busca promover a inovação e uma compreensão mais completa dos fenômenos estudados por meio da colaboração e da integração de conhecimentos de várias disciplinas. Convidamos os pesquisadores a contribuir com seu trabalho multidisciplinar e a participar ativamente do diálogo interdisciplinar que caracteriza esta seção de nossa revista.

Estrutura recomendada

Resumo (100 a 200 palavras)

Palavras-Chave: Descritor1; descritor2; descritor3; descritor4; descritor5; descritor6.

(Tamanho máximo do documento: 2.000 a 4.000 palavras, incluindo título/resumo/palavras-chave e referências). Não é obrigatório seguir a estrutura do IMRC (Introdução, metodologia, resultados e conclusões) podendo haver no máximo 2 autorreferências e no mínimo 5 referências para consideração.

  1. Introdução

Texto de introdução (Arial 11 pt). Anexos não são permitidos. Notas devem ser incluídas no final do documento, antes das referências.

  1. Metodologia/abordagem

Texto da abordagem/metodologia do estudo (Arial 11 pt).

  1. Resultados

Texto dos resultados do estudo (Arial 11 pt).

  1. Discussão e conclusões

Texto da discussão e/ou conclusões (Arial 11 pt).

Anotações

1 Indicar notas neste formato (Arial 9 pt).

 

Política de Privacidade

Política de direitos autorais e auto-arquivamento

Os nomes e endereços de e-mail inseridos neste diário serão usados exclusivamente para os fins estabelecidos neste diário e não serão fornecidos a terceiros ou para uso para outros fins.

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO

A revista YUYAY   adere aos princípios e definições de Acesso Aberto da Iniciativa de  Acesso Aberto de Budapeste 2002 e suas atualizações da Declaração de São Francisco em 2012 e suas atualizações.

Para obter mais detalhes, você pode revisar as Políticas de Acesso Aberto

Política de direitos autorais:

Direitos autoraisUma vez feita a publicação, aceita-se que a revista promova e divulgue seu conteúdo em parte ou com a totalidade do artigo, desde que o respectivo crédito seja dado ao autor, que sempre mantém os direitos de propriedade intelectual.

YUYAY dá a cada artigo publicado um  Digital Object Identifier (DOI)

Direitos dos leitoresO conteúdo da YUYAY é apresentado em formato aberto, para que os leitores possam acessar o conteúdo de cada artigo gratuitamente, uma vez publicado.


Publicação automáticaA revista YUYAY consegue disponibilizar seus artigos em repositórios confiáveis como BASE, CORE, CLASE (aceitos desde março de 2024), entre outros, as demais bases podem ser revisadas no "indexação".

Os artigos publicados da revista YUYAY: Educational Strategies, Methodologies & Didactics podem ser compartilhados sob a Creative Commons — Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional — CC BY-NC-ND 4.0 na definição de sua política de acesso aberto e reutilização de material publicado.

Você é livre para:

  1. Compartilhar — copiar e redistribuir material em qualquer meio ou formato
  2. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença

Nos seguintes termos:

 

Atribuição — Você deve dar  o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso são suportados pelo licenciante.

 

Não comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.

 

Sem derivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, não poderá distribuir o material modificado.

 

Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer uso permitido pela licença.

Avisos:

Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou quando seu uso for permitido por uma  exceção ou limitação aplicável.

Não são dadas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a forma como você usa o material.

POLÍTICA DE AUTO-ARQUIVAMENTO:

A revista permite que os autores, no momento da aceitação do trabalho, se autoarquivem para fins não comerciais, incluindo seu depósito em repositórios institucionais ou temáticos como mir@bel, redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, etc.). A JLA Ediciones promove sua divulgação por meio de redes acadêmicas (Research Gate, Academia.edu, etc.), perfis como Google Scholar, ORCID, ResearchID, etc., de acordo com suas políticas de financiamento, garantindo a seus autores a divulgação adicional de seu conteúdo, além da base de autoarquivamento.

POLÍTICA DE LICENCIAMENTO:

Os artigos publicados da revista YUYAY: Educational Strategies, Methodologies & Didactics podem ser compartilhados sob a Creative Commons — Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional — CC BY-NC-ND 4.0 na definição de sua política de acesso aberto e reutilização de material publicado.

Ao conceder uma licença CC BY-NC-ND em seu trabalho, os autores mantêm a propriedade dos direitos autorais do trabalho, mas dão permissão explícita para que outros baixem, reutilizem, reimprimam, distribuam e/ou compartilhem o trabalho, desde que o original, a fonte e os autores sejam devidamente citados (ou seja, uma citação bibliográfica completa e um link para o site da YUYAY ou seus DOIs).

  • A autoria e as fontes originais (nome da publicação, editora, URL e DOI) devem ser citadas.
  • Não deve ser usado para fins comerciais ou lucrativos.
  • A validade e os detalhes da licença Creative Commons devem ser referenciados.

SOBRE AS DESPESAS DE ENVIO E PROCESSAMENTO DO ITEM:

Esta revista não cobra nenhuma taxa para submissão, processamento e/ou tradução de resumos para autores (APCs). Os leitores têm acesso livre e aberto aos artigos assim que são publicados.

FINANCIAMENTO:

A revista YUYAY: Estratégias, Metodologias e Didática Educacional é editada pela JLA Ediciones, uma Editora de Pesquisa Independente com sede na cidade de Guayaquil (CE) e filial em Nova York (EUA) dedicada à publicação de pesquisas científicas, antologias poéticas, narrativas e produção de textos educacionais com responsabilidade social. Fundada em 2016, trabalha suas publicações sob o sistema de revisão por especialistas Mgs. e Ph.D., convidados de acordo com o projeto para fazer parte do Conselho Editorial. Faz parte das linhas de produção da ARTSCOLLECTIVE JLA S.A.S, empresa pioneira no desenvolvimento de projetos culturais com responsabilidade social. Seu sistema de financiamento de contribuições e projetos é monitorado pela Superintendência de Empresas, Valores Mobiliários e Seguros (mais informações aqui), além de outras fontes de patrocínio e financiamento apoiadas no desenvolvimento de projetos de Sustentabilidade Social de acordo com a Lei Orgânica de Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade Fiscal após a Pandemia
de COVID-19  e de empresas que patrocinam iniciativas culturais, pedagógicas ou de pesquisa de acordo com o ACUERDO Nro. MCYP-MCYP-2022-0025-A  para indivíduos, empresas e/ou organizações de base cultural.

Declaração de Disponibilidade de Dados

A revista YUYAY recomenda que os autores depositem os dados obtidos a partir da pesquisa realizada para a elaboração de seus artigos em repositórios reconhecidos, sejam eles específicos da disciplina ou generalistas, desde que os dados pessoais e sensíveis sejam protegidos. O objetivo desta política é promover o desenvolvimento científico e garantir que a pesquisa possa ser validada, replicada e analisada em outros estudos. Para alcançar isso, é necessário que todos os dados utilizados estejam disponíveis sem restrições de acesso.

Para esse fim, a revista adota o termo dados de pesquisa conforme definido por instituições como os National Institutes of Health (NIH, 2003) e a Organisation for Economic Co-Operation and Development (OECD, 2007):

“… qualquer material registrado durante a pesquisa, reconhecido pela comunidade científica, que serve para certificar os resultados da pesquisa realizada […] que deve ser proveniente de uma fonte única,” por exemplo: cálculos do tamanho da amostra, guias de questionários, formatos de entrevistas, observações, dados primários obtidos, processamentos estatísticos, entre outros.

O repositório escolhido deve ser FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable) e de acesso aberto. Para sua seleção, recomenda-se consultar o Registro de Repositórios de Dados de Pesquisa: https://www.re3data.org/, considerando que cada repositório possui suas próprias normas de depósito.

Atualmente, independentemente do tipo de artigo, exige-se que os autores forneçam uma Declaração de Disponibilidade de Dados, de acordo com os diferentes cenários descritos abaixo:

  1. Declaração de Disponibilidade de Dados: O(s) autor(es) declaram que não há dados associados ao artigo.
  2. Declaração de Disponibilidade de Dados: O(s) autor(es) declaram que os dados utilizados no estudo/pesquisa estão disponíveis no conteúdo do artigo.
  3. Declaração de Disponibilidade de Dados: O(s) autor(es) declaram que os dados utilizados no estudo/pesquisa não podem estar disponíveis publicamente pelas seguintes razões: [escreva as razões pelas quais os dados não são públicos].
  4. Declaração de Disponibilidade de Dados: O(s) autor(es) declaram que os dados utilizados no estudo/pesquisa estão disponíveis sem restrições de acesso no repositório: [escreva a URL do repositório público].
  5. Declaração de Disponibilidade de Dados: O(s) autor(es) declaram que os dados estarão disponíveis mediante solicitação, e os interessados devem: [indicar o procedimento para solicitar os dados]. Os dados não são públicos pelas seguintes razões: [inclua as razões pelas quais os dados não são públicos].
  6. Declaração de Disponibilidade de Dados: O(s) autor(es) declaram que no estudo/pesquisa realizada não foram gerados dados próprios, mas sim provenientes da seguinte fonte: [a fonte deve ser citada adequadamente], que pode ser contatada via: [indicar como contatar os proprietários dos dados].

A revista YUYAY aplica os princípios FAIR: “tão aberto quanto possível, tão fechado quanto necessário”. Assim, os autores devem fornecer uma URL ou link para um repositório internacional de dados reconhecido ou, pelo menos, para um repositório institucional ou pessoal, onde avaliadores e especialistas internacionais possam acessar e validar a pesquisa, revisão ou reflexão realizada.

 

Atualização de 03 de janeiro de 2025. Resolução JLA-ED-REV-YUYAY-2025-002

Histórico de versões:
2nd.- July 01, 2024 - Resolução JLA-ED-REV-YUYAY-2024-012
1rs.-  January 29, 2024 - Resolução JLA-ED-REV-YUYAY-2024-004