Avaliação por pares

O Conselho Editorial da JLA Ediciones através do sistema OJS da YUYAY acusará o recebimento dos originais enviados para o sistema ou enviados por e-mail de acordo com as diretrizes de coordenação da edição.  Após o recebimento do manuscrito, o Conselho Editorial realiza uma pré-avaliação da relevância. Verifica se o documento não foi publicado antes e os percentuais de similaridade do conteúdo por meio do software de análise de correspondência utilizado pela revista. A formatação e a edição devem ser ajustadas de acordo com as Diretrizes para Autores.

Em caso de obtenção de um critério negativo nos pontos anteriores, o autor correspondente recebe um relatório de revisão (ver formato do guia) especificando os aspectos formais e de conteúdo que precisam ser melhorados para avançar para a próxima fase do processo de avaliação. O Conselho Editorial poderá rejeitar um artigo, sem a necessidade de proceder à sua avaliação, quando considerar que o mesmo não está em conformidade com as diretrizes de publicação, perfil do periódico ou ausência dos metadados obrigatórios (vide checklist e diretrizes para autor(es).

Todas as contribuições para a revista estão sujeitas ao controle de correspondência. Artigos e ensaios são enviados diretamente aos pares, desde que passem pelo primeiro filtro. No caso de "trabalho criativo e/ou produto" e "análise e discursos multidisciplinares" (os tipos de trabalho incluídos nessa metodologia estão detalhados na  seção Foco e Escopo), os coordenadores dos números analisarão sua relevância e farão sugestões para submissão a pares na base de dados da revista, instituições aliadas ou encaminhados pelo coordenador da edição. Somente nos casos mencionados, o processamento desde a aceitação até a "revisão por pares anônima dupla" poderia ser menor do que o tempo declarado (16 semanas). Nesse processo, examina-se se o documento atende às qualidades científicas necessárias para ser publicado e/ou divulgado, considerando o objeto da edição e os ajustes declarados pelo coordenador.

A direção da revista garantirá a confidencialidade do processo, mantendo em sigilo a identidade do(s) autor(es) e dos pareceristas. Todos os artigos são submetidos a uma avaliação formativa entre dois (2) e três (3) especialistas na área. Todos os artigos são avaliados sob o princípio do anonimato do revisor. Da mesma forma, os autores desconhecem a identidade dos avaliadores. Para esse processo, o Conselho Editorial realiza um rigoroso e cuidadoso procedimento de codificação dos artigos, além de resguardar a identidade dos revisores; os certificados de arbitragem recebidos pelo revisor incluem o código do artigo avaliado, evitando a aparência do título e do autor do artigo revisado.

A responsabilidade pela sistematização do processo de revisão de conteúdo e pela continuidade da publicação da revista é do Corpo Editorial, na figura de seu Diretor e Editor Técnico.

Revisão, avaliação ou revisão desempenha um papel crítico na publicação acadêmica, ajuda a validar a pesquisa, estabelecer um método pelo qual ela pode ser avaliada e aumentar as chances de networking dentro das comunidades de pesquisa.

JLA Ediciones e YUYAY dão importância ao processo, não só do lado da pesquisa, mas também do lado do revisor. Por isso, estabelecemos parâmetros de qualidade e transparência, reconhecendo o trabalho dos profissionais que nos apoiam nesse importante tarefa.

Para conhecer os elementos que devem ser levados em conta para revisar ou avaliar um manuscrito, sugerimos que você faça o download de um de nossos formulários de revisão neste link.

Para a avaliação dos artigos de cada compêndio, é utilizado um sistema de dupla arbitragem (seguindo as recomendações do COPE):

  1. Revisão anônima por pares duplos

Os autores são obrigados, para cada um dos materiais submetidos, a passar por um processo de revisão por pares e a seguir as regras de publicação.

Seus objetivos específicos são divulgar:

- artigos inéditos que são resultado de avanços da pesquisa (revisão por pares);
- entrevistas (revisão por pares estruturada em números especiais);
- diversos (revisão por pares estruturada em números especiais);
- ensaios científicos, artísticos e/ou culturais (revisão por pares);
- trabalho e/ou produto criativo (revisão por pares especializada por chamada);
- análise multidisciplinar e discursos (revisão por pares);

Como os manuscritos são submetidos ao YUYAY processados?

  • Uma vez que o autor faça o upload do artigo, o EDITOR GERAL o submeterá a uma revisão para verificar se ele atende às condições mínimas necessárias para ser processado e CONVOCAR O CONSELHO EDITORIAL. O editor geral designará um EDITOR DE SEÇÃO para continuar o processo.
  • Os artigos que forem enviados para revisão deverão aparecer sem o nome do autor, título, empresa ou instituição de onde vier, caso sejam enviados com esses dados, será criada uma cópia do documento sem esses dados e serão acrescentadas observações no processo anterior ao início do processo de revisão por pares duplo-cego que permite a imparcialidade e objetividade de todo o processo de publicação.
  • YUYAY emprega o método de revisão duplo-cego. Isso significa que o autor não conhece a identidade de seus revisores e o revisor não será informado da identidade dos autores ou de suas afiliações. O revisor não é obrigado a aprovar suas avaliações. As revisões serão armazenadas no sistema OJS para rastreabilidade e uso pelo editor-chefe e editores. O feedback para os autores vem única e exclusivamente do editor-chefe ou editores, mas há casos em que os revisores adicionam informações ou edições para consideração. Detalhes dessas revisões serão incluídos por uma questão de transparência investigativa.
  • Os revisores serão escolhidos a partir da base de dados da própria revista, instituições aliadas e quando necessário, poderão ser contatados especialistas externos que forem sugeridos ou recomendados pelo coordenador da edição para este processo, para isso será enviado o formato de revisão do manuscrito, os revisores recomendados serão incluídos na base de dados da OJS e sua opinião será incorporada à base de submissão ao autor correspondente. Eles receberão um formulário de revisão para que possam ser guiados pelo processo de avaliação.
  • Os revisores também não terão contato entre si; seu trabalho é coordenado pelos Editores de Seção e pelo Editor Geral.
  • Uma vez concluída a avaliação, os revisores devem fazer um julgamento dentro das seguintes categorias: PUBLICÁVEL, NÃO PUBLICÁVEL, PUBLICÁVEL COM EDIÇÃO.
  • O editor da seção receberá os vereditos dos revisores e, se necessário, poderá buscar outra opinião. Para fazer isso, procederemos da mesma forma como descrito acima.
  • O editor da seção será responsável por enviar ao autor a decisão final sobre sua colaboração, detalhando os motivos pelos quais a decisão foi tomada.
  • Se o artigo for publicável com edição, as sugestões que os revisores fizerem ao artigo serão enviadas a você. Caso o autor aceite as sugestões feitas, deverá devolver o artigo corrigido no prazo que lhe for atribuído.
  • A nova versão é comparada com a original e é avaliado se deve continuar com o processo de edição ou não.

Quanto tempo deve demorar a revisão?

O objetivo da YUYAY é garantir que todo o tempo de processamento de um manuscrito – desde a submissão até a publicação – seja de, no máximo 14 -16 semanas. Isso nos compromete a garantir uma revisão de qualidade e ágil, para que os autores e instituições com quem trabalhamos vejam os resultados de seus esforços.

Como indicado nos parágrafos anteriores, esse tempo só variará quando o coordenador do número fornecer revisores externos que emitam seu juízo de aceitação dentro do contexto do edital. Esse processo será chamado de sistema de revisão acelerada, a revisão não deve levar mais de 20 dias.

Estímulo a Revisores

Considerando que um revisor com experiência em periódicos de primeiro mundo investe mais ou menos duas horas e meia em fazer uma avaliação completa de um trabalho e, além disso, ciente da necessidade e importância da avaliação em pesquisa, a JLA Ediciones através do ARTSCOLLECTIVE JLA S.A.S. como consta na seção Financiamento  e incentiva os profissionais que oficiaram como revisores.

Esse estímulo é oferecido das seguintes formas:

  • Entrega de certificado oficial pelo Editor Geral de nossa revista.
  • Inscrição de palestras e/ou congressos

Avaliação dos revisores

Em nossa revista utilizamos o Open Journal System, através do qual também podemos avaliar o trabalho dos revisores. Os revisores têm acesso para inserir comentários por item e também para fazer upload de correções, se necessário. A YUYAY terá em conta que:

  • O revisor identificou pontos fortes e fracos do desenho e da metodologia do estudo.
  • O revisor comentou a interpretação dos dados pelo autor.
  • O revisor comenta os pontos fortes e fracos do texto em sua qualidade de comunicação escrita, independentemente de aspectos metodológicos.
  • O revisor sugeriu possíveis melhorias no manuscrito.
  • Os comentários do revisor são construtivos e profissionais (mesmo que não sejam vistos pelo autor).
  • O editor recebe uma contribuição de contexto e perspectiva para poder tomar a melhor decisão quanto à aceitação ou rejeição do trabalho.

Nota de Financiamento Reiterativa:

A revista YUYAY: Estratégias, Metodologias e Didática Educacional é financiada com contribuições feitas pelo ARTSCOLLECTIVE JLA S.A.S como uma entidade privada. Seu sistema de financiamento obedece aos parâmetros de livre comercialização e monitorado pela Superintendência de Empresas, Valores Mobiliários e Seguros (mais informações aqui), além de outras fontes de patrocínio e financiamento apoiadas no desenvolvimento de projetos de Sustentabilidade Social de acordo com a Lei Orgânica de Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade Fiscal após a Pandemia de COVID-19  e de empresas patrocinadoras em detalhes do CONVÊNIO Nº. MCYP-MCYP-2022-0025-A para indivíduos, empresas e/ou organizações de base cultural

Atualizado em 09 de julio de 2024.
Resolução JLA-ED-REV-YUYAY-2024-016

Histórico de versões:
21 de março de 2023 - Resolução JLA-ED-REV-YUYAY-2023-011

25 de março de 2024. Resolução JLA-ED-REV-YUYAY-2024-008